Lenda do pássaro azul

Contavam os antigos moradores da Região de São José do Rio Preto que os três desbravadores destas terras  – Luiz Antônio da Silveira, Antônio Carvalho e Silva e Vicente Ferreira Netto – depois de muito caminhar pela mata fechada, desnortearam-se e durante três dias a fio abriram picadas, sem encontrar o caminho de volta ao acampamento em que haviam se estabelecido.

Exaustos, famintos e quase desesperados, rezaram a Deus com a mais ardente fé e contrição.  Invocaram seus santos padroeiros, fazendo-lhes a promessa de lhes doar um patrimônio nas terras que ocuparam, se viessem são e salvos, de tão dura aventura, para suas famílias.

Nessa hora, quando ainda estavam ajoelhados, rezando com muito fervor, apareceu um belo pássaro azul que se pôs a voar ao redor dos três, indo e voltando até eles, como a indicar-lhes um caminho. Eles se levantaram e receosos, mas cheios de esperança, começaram a seguir o belo pássaro que voava e cantava sem parar. Caminharam muito tempo pela mata fechada e quando alcançaram um lugar já conhecido, o maravilhoso pássaro azul desapareceu. Os três estavam fora de perigo.

O pássaro que possivelmente representa a lenda é o Campainha-Azul (Porphyrospiza caerulescens), conhecido também como azulão-do-cerrado e azulinho-de-bico-de-ouro. É uma espécie típica do cerrado, onde vive geralmente em ambiente aberto de gramíneas, arbustos e árvores baixas.

É considerada como espécie próxima de ameaça de extinção também pela rápida conversão de áreas de cerrado para atividades antrópicas (BirdLife International 2004).

Fontes: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto/SP

                Wiki Aves

painel

Painel “A lenda do pássaro azul”
Artista Plástico: Antônio Hudson Buck
Acervo: Catedral de São José do Rio Preto

passaro azul

Campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s