O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa transmitida pela tosse e espirro extremamente contagiosa que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os principais sintomas do sarampo são manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, febre alta e dor de cabeça.
O Ministério da Saúde registrou, entre 05 de maio a 03 de agosto de 2019, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil, em três estados: São Paulo (901), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1).
Quais são os sintomas do sarampo?
Os principais sinais e sintomas do sarampo:
- Febre alta, acima de 38,5°C;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
- Tosse;
- Coriza;
- Conjuntivite;
- Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.
Como o sarampo é transmitido?
A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, é elevado o poder de contágio da doença. O sarampo afeta, igualmente, ambos os sexos.
Como prevenir o sarampo?
A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. O esquema vacinal vigente é de duas doses de vacina com componente sarampo para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma doses da vacina tetra viral aos 15 meses de idade, até 29 anos o indivíduo deverá ter duas doses. Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos de idade.
As vacinas estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação do país de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Fonte: Ministério da Saúde