Do início ao término das obras, os efluentes domésticos e eventuais efluentes industriais gerados deverão ser adequadamente coletados e tratados, a fim de não ocasionarem danos ambientais.
Nos locais em que não é possível ter instalações sanitárias fixas, é responsabilidade do Consórcio Construtor disponibilizar banheiros químicos, os quais devem ser mantidos limpos e organizados. Os resíduos retirados dos banheiros químicos, bem como o esgoto proveniente da limpeza das fossas sépticas, estão sendo despejados na Estação de Tratamento de Esgoto Rio Preto, situada à Rodovia Délcio Custódio da Silva, km 4,5., atividade esta licenciada pela CETESB.
Higienização de banheiro químico
Nessas medidas, estão contempladas as instalações e manutenções/limpezas sanitárias, banheiros químicos, fossas sépticas. Além do correto armazenamento de todo e qualquer material, como combustíveis, óleos e graxas, bem como as ações mitigadoras no caso de vazamento.
Sendo assim, são instaladas bacias de contenções abaixo de equipamentos fixos, montadas com lona impermeável e material absorvente. De forma preventiva, também são disponibilizados kits de emergências nos pontos de obras e nos carros comboio, para serem utilizados em casos de vazamentos.
- Kit de emergência disponibilizado em frente de obras
- Kit de emergência disponibilizado em frente de obras
Gerador apoiado sobre bacia de contenção de vazamentos
- Equipamento apoiado sobre bacia de contenção de vazamentos