Efluentes Líquidos

Do início ao término das obras, os efluentes domésticos e eventuais efluentes industriais gerados deverão ser adequadamente coletados e tratados, a fim de não ocasionarem danos ambientais.

Nos locais em que não é possível ter instalações sanitárias fixas, é responsabilidade do Consórcio Construtor disponibilizar banheiros químicos, os quais devem ser mantidos limpos e organizados. Os resíduos retirados dos banheiros químicos, bem como o esgoto proveniente da limpeza das fossas sépticas, estão sendo despejados na Estação de Tratamento de Esgoto Rio Preto, situada à Rodovia Délcio Custódio da Silva, km 4,5., atividade esta licenciada pela CETESB.

141 a 215 (4)Higienização de banheiro químico

Nessas medidas, estão contempladas as instalações e manutenções/limpezas sanitárias, banheiros químicos, fossas sépticas. Além do correto armazenamento de todo e qualquer material, como combustíveis, óleos e graxas, bem como as ações mitigadoras no caso de vazamento.

Sendo assim, são instaladas bacias de contenções abaixo de equipamentos fixos, montadas com lona impermeável e material absorvente. De forma preventiva, também são disponibilizados kits de emergências nos pontos de obras e nos carros comboio, para serem utilizados em casos de vazamentos.

 

kit emergência
Kit de emergência disponibilizado em frente de obras
kit mitigação
Kit de emergência disponibilizado em frente de obras

Controle de efluentes 2Gerador apoiado sobre bacia de contenção de vazamentos

equipamento
Equipamento apoiado sobre bacia de contenção de vazamentos