Plano de Redução de Ruídos

Este plano tem como objetivo primordial evitar o incômodo e preservar a saúde dos moradores locais e dos trabalhadores da obra, através do monitoramento periódico dos ruídos para que permaneçam dentro dos limites estabelecidos pela NBR 10.152, de dezembro de 1987.

As avaliações de ruído são feitas pelo Consórcio Construtor, e a primeira avaliação de ruído de entorno desta obra foi realizada no mês de setembro de 2016, no canteiro de obras e nos pontos de obras em execução.

Concluiu-se que, em determinados momentos, a emissão de ruídos da obra apresenta níveis em que é necessário utilizar medidas de controle (por exemplo, EPIs e controle de emissão de ruído nas fontes). Em relação à eventuais incômodos à comunidade, os serviços realizados até aquele momento encontravam-se dentro do permitido pela legislação.

Com base nos resultados desta análise, os equipamentos de proteção auditiva são indispensáveis aos funcionários da obra, bem como é imprescindível que seja realizado o controle de emissão de ruídos nas fontes.

Além disso, visando o conforto da comunidade, os ruídos são monitorados pelos profissionais de saúde e segurança do trabalho da construtora, para que os níveis de ruídos emitidos estejam sempre dentro do aceitável, de acordo com a NBR 10151.

O Consórcio Construtor elaborou o cronograma de medições de ruídos para o ano de 2017.

cronograma medição de ruídos

Confira abaixo imagens das medições realizadas em 2017: