Plano de Redução as Alterações na Paisagem

O objetivo deste programa é mitigar os impactos negativos ocasionados pela alteração da paisagem ocasionada principalmente pela supressão de indivíduos arbóreos isolados, pelos serviços de terraplanagem e pela implantação de obras de arte.

Por isso, é realizado o o acompanhamento das obras, certificando-se que a supressão de árvores está sendo realizada de acordo com o projeto aprovado pelo IBAMA, e que só está sendo suprimido estritamente o necessário para a implantação do empreendimento. Também é monitorado a retirada de terra, a fim de evitar a movimentação desnecessária, além de acompanhar a recuperação das áreas de uso esgotado e destinação de resíduos ou utensílios e equipamentos no local.

Todos os indivíduos arbóreos que estão sendo suprimidos estão autorizados pela ASV nº 698/2012 e pela ASV nº 1287/2018. Além disso, é adotado o método preventivo de supressão, poupando os exemplares que não precisam ser suprimidos para a execução das obras, mesmo que estes estejam aprovados pelo projeto. As atividades de supressão estão sendo realizadas de forma gradativa, a fim de reduzir ao máximo o impacto visual.