Saúde e Segurança do Trabalho

• Programa de Saúde de Segurança do Trabalho

 

As obras requerem do empreendedor esforços no sentido de estabelecer normas e procedimentos específicos com vistas à manutenção das condições adequadas de saúde e segurança do trabalhador. Esse programa visa sistematizar as ocorrências de acidentes do trabalho, bem como promover a manutenção e melhoria das condições ocupacional.

Além disso,  as Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas.

Algumas NRs envolvem a elaboração e implementação dos seguintes programas:

  • Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – NR-7 (PCMSO);
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR-9 (PPRA);
  • Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – NR-18 (PCMAT).

 

É responsabilidade da construtora, além de elaborar e implementar, assegurar o cumprimento desses programas como atividades permanente da empresa, fornecendo todos os treinamentos e equipamentos necessários.

Os Diálogos Diários de Segurança são realizados com os colaboradores antes do início das atividades do dia. Essa atividade, além de obrigatória, é de suma importância para conscientizar o trabalhador sobre os riscos de suas funções diárias, bem como sobre o meio ambiente, saúde e qualidade.

Além disso, é dever das empresas instaurar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) a fim de tratar dos principais assuntos no que diz respeito à segurança e saúde no trabalho.

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, conforme rege a Norma Regulamentadora nº 04, está dimensionado adequadamente segundo o número de colaboradores neste empreendimento, sendo disponibilizada a quantidade suficiente de profissionais para a atividade.

Também é monitoriado diariamente o cumprimento das normas em campo, isto é, a utilização de EPIs e EPCs e o atendimento às normas de segurança, bem como, treinamentos periódicos sobre a importância dos equipamentos de proteção.

Em relação às áreas de vivência, estas estão equipadas com extintores de incêndio, sinalização de advertência, equipamentos de proteção individual e coletiva, banheiros químicos, água para higienização de mãos e objetos, abrigo e local para refeição.

 

água

Água disponível para higienização das mãos na frente de obras

área de vivencia

Área de vivência instalada na frente de obras para abrigo e refeições

área de vivencia2

Área de vivência instalada na frente de obras para abrigo e refeições

canteiro

Canteiro de obras devidamente sinalizado